Campanha de Vacinação Contra Gripe 2017

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será realizada de 17 de abril a 26 de maio. O dia nacional de mobilização (Dia D) está marcado para 13 de maio, sábado, quando as unidades com salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h. Em Santa Catarina, o calendário de vacinação terá cronograma diferenciado, e isso inclui o município de Indaial.

De 17 a 21 de abril poderão receber a vacina somente pessoas de 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas elencados para vacinação. De 24 de abril até 26 de maio a vacina será ofertada também aos demais grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 após parto); profissionais de saúde e professores das escolas públicas e privadas, esses últimos incluídos nos grupos prioritários em 2017.

Categorias de risco clínico com indicação da vacina - Brasil 2017:

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesos: Obesidade grau III.
Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

No período da campanha, de segunda a sexta, a vacinação ocorrerá conforme o horário de funcionamento de cada sala de vacina,  localizada junto às unidades de saúde. As salas de vacina do município são:

- US Heinz Schutz – Centro
- ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras
- ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias
- ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow
- ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II
- ESF Nilo de Freitas – Rio Morto
- ESF Bertolina May Kechele – Benedito
- ESF Caetano da Silva Porto – Carijós
- ESF Albert Sabin – Encano do Norte
- ESF Irineu Kienen – Encano Baixo
- ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)

Procure a unidade de saúde do seu bairro, levando a carteira de vacinação.

Sobre a gripe

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Por isso, algumas medidas simples de prevenção são muito eficientes, confira:
- Lave as mãos várias vezes ao dia;
- Cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
- Evite tocar o rosto;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.