Indaial Faz Intensificação para Vacina contra HPV e Meningite para Meninos e Meninas entre 9 e 14 anos

A Secretaria de Saúde de Indaial está intensificando as ações de divulgação das vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a Meningocócica C (Meningite C).

O objetivo da vacinação contra o HPV é prevenir os cânceres de colo de útero, vulva, pênis, boca e orofaringe, bem como as verrugas genitais nos sexos masculino e feminino. A vacina HPV está indicada para meninas de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos. O esquema recomendado consiste em duas doses com intervalo mínimo de 6 meses entre elas.

Com relação à vacina contra a Meningite C, atualmente são duas doses – uma aos 3 meses e outra aos 5 meses - e reforço aos 12 meses, podendo se estender até os quatro anos. A partir de janeiro de 2017 foi definida uma nova dose ou reforço na adolescência: para meninos e meninas entre 12 e 13 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias).

Ambas as vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todas as unidades de vacinação do Município. Leve a carteira de vacinação.