O que é Narguilé?

O narguilé, também conhecido como cachimbo d’água, shisha ou hookah, é usado por jovens e adultos em festas e eventos sociais. Nele, o tabaco saborizado é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

Parece inocente, mas o que muitos não sabem é que o narguilé causa dependência e, em longo prazo, diversos problemas, como câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doenças respiratórias e coronarianas. Seu uso é tão ou mais prejudicial do que os cigarros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma sessão de uma hora usando o narguilé, você pode inalar o equivalente à fumaça de 100 cigarros ou mais.

Um dos grandes riscos do narguilé é a intoxicação por monóxido de carbono — mesmo gás tóxico liberado pelos canos de descarga de automóveis — o que reduz a oxigenação do sangue e do cérebro. Os sintomas de intoxicação aguda por monóxido de carbono são inespecíficos e podem variar de fadiga, náuseas e dores de cabeça à perda da consciência, desmaios, arritmias cardíacas, isquemia miocárdica e morte. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, a pessoa se expõe à hepatite C, tuberculose, herpes e outras doenças da boca.

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Israel mostrou que os altos níveis de monóxido de carbono inalado causam hipóxia cerebral. Esse efeito deixa as pessoas com fala arrastada, movimentos lentos, tonturas, leve tremor, falta de autocontrole, uma sensação de euforia, diminuição da visão e diminuição da capacidade de identificar cores. Esses efeitos tendem a se manter de quatro a seis horas depois do uso.

Narguilé e outras drogas
Além de prejudicial, o narguilé pode ser a porta de entrada para a dependência do tabaco e de outras drogas. O uso frequente de produtos derivados do tabaco causa problemas de fôlego, mau hálito e envelhecimento precoce. O fumante passa a ter dificuldades de praticar esportes e outras atividades saudáveis de que gosta.

De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Por ano, mais de seis milhões de pessoas morrem no mundo devido ao uso do cigarro. A grande maioria dos fumantes começam a fumar diariamente antes dos 18 anos. E quanto mais cedo a pessoa entra na dependência do tabaco, maior o risco de contrair câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Metas de prevenção
A Conferência das Partes da Convenção Quadro para Controle do Tabaco da OMS, em 2014, convidou os países a fortalecerem a implementação da Convenção Quadro em relação ao narguilé, o que implica a proibição de sua propaganda, promoção e patrocínio, a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, a adoção de advertências sanitárias nas suas embalagens e a realização de campanhas para alertar a população sobre seus riscos.

Também foi recomendado que os países incluíssem os narguilés nos sistemas de vigilância e outras pesquisas relevantes a nível nacional. Sob essa perspectiva, o Brasil já deu um importante passo: a nova legislação que regula o ato de fumar em recintos coletivos incluiu expressamente a proibição do uso narguilé nesses ambientes.

Fonte: http://promocaodasaude.saude.gov.br/promocaodasaude/assuntos/controle-ao-tabagismo/noticias/o-que-e-narguile